Editora Medianiz


publicações

Na fronteira da medicina: um médico no interior da Amazônia (1969-1970)

Tudo aconteceu em uma madrugada: Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora (1872-2015)

Este livro é o resultado da preciosa investigação histórica empreendida por Marisa Schneider Nonnenmacher, autora que soube avaliar a importância da pesquisa e do registro escrito da caminhada de uma associação que comemorará, em poucos anos, o sesquicentenário como a mais antiga sociedade de afrodescendentes do Brasil.

Tomando como base os periódicos raros do século XIX, existentes no importante Setor de Imprensa do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, a autora reconstitui o momento da fundação da Sociedade Floresta Aurora, em 1872, em pleno cenário abolicionista, e segue acompanhando, sempre com farta documentação, as notícias relativas às suas realizações. Com esse esforço de pesquisa, Marisa restaura as nominatas das antigas diretorias, os eventos culturais e artísticos que demonstram a atuação regular da Floresta Aurora nos eventos musicais, nas encenações teatrais, nos bailes e festas, nos congressos e carnavais de Porto Alegre, do século XIX ao XXI.

Escrever a história da Sociedade Floresta Aurora é contribuir para iluminar, um pouco mais, a trajetória de construção autônoma da população afro-brasileira. Marisa Schneider Nonnenmacher nos oferece essa oportunidade de conhecer um exemplo de luta, de convicção no amanhã e na transformação do homem, exemplo que podemos seguir nos difíceis dias em que vivemos.

Tudo aconteceu em uma madrugada: Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora (1872-2015)
Autora: Marisa Schneider Nonnenmacher
Número de páginas: 184
ISBN: 978-85-64713-12-3
Preço: R$ 40,00

*Você será redirecionado para Loja Virtual Medianiz